Queda de cabelo no climatério: como prevenir
Você acorda de manhã, penteia o cabelo e, ao olhar para a escova, vê uma grande quantidade de fios ali. O mesmo se repete no banho, e dia após dia. Se viu nessa situação? A explicação para a queda de cabelo é a mesma que justifica as ondas de calor, os suores noturnos e as mudanças de humor que você possa sentir no momento. Sim, ela mesma, a menopausa.
Queda de cabelo após os 50 anos
A queda dos cabelos nessa faixa etária é mais uma consequência da brusca queda na produção do hormônio estrogênio, à medida que se aproxima a última menstruação.
Essa alteração hormonal pode comprometer a vascularização do couro cabeludo e, com isso, os fios ficam mais enfraquecidos, o que leva à queda de cabelo no climatério.
Como amenizar a queda de cabelo no climatério
Se deparar com falhas no couro cabeludo pode comprometer a autoestima, mas é sempre importante a gente lembrar que vamos mudando ao longo da vida, e isso inclui comportamento e aparência. Saber nos aceitar em cada fase é precioso!
De toda forma, a queda de cabelo no climatério pode ser reduzida com algumas práticas que valem ser adotadas na rotina. Vamos a elas:
- Reduzir o uso de ferramentas de calor, como secador, chapinhas e babyliss;
- Utilizar produtos próprios para queda de cabelo e que estimulam o crescimento dos fios;
- Adotar uma alimentação saudável. A recomendação é marcar uma consultar com um nutricionista ou nutrólogo, que possa montar uma dieta rica em alimentos que promovam a saúde capilar;
- Fazer uso de dispositivos laser que estimulam o crescimento. Consulte o seu dermatologista para saber se essa é a melhor opção para o seu caso;
- Conferir com o seu médico se algum medicamento que você precise fazer uso tem como efeito colateral a queda de cabelo;
- Fazer suplementação de vitaminas que colaboram para amenizar a queda e fortalecer os cabelos.
Qual é a melhor vitamina para queda de cabelo?
As vitaminas têm um grande impacto na manutenção da saúde capilar. Além de uma alimentação rica desses e outros nutrientes, que listamos a seguir, pode ser feita a suplementação dos mesmos, se assim o seu médico ou nutricionista julgar necessário.
As principais vitaminas e minerais para combater a queda de cabelo são:
- Vitaminas do complexo B
- Vitamina D
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina E
- Ferro
- Zinco
- Selênio
- Ômega 3 e ômega 6.
Vamos lembrar, no entanto, que cada indivíduo é único e a prescrição das doses mais adequadas dessas vitaminas só vai acontecer por meio de profissional da área da saúde. Importante pontuar que o excesso de vitaminas pode ser prejudicial e até levar a uma piora do quadro.