Assoalho pélvico feminino: como fortalecer e evitar escapes de urina
Pouco se fala sobre determinadas partes do corpo feminino, especialmente aquelas ligadas ao sistema reprodutivo, e que causam um impacto direto em nossas vidas sexuais. Tabus que, pouco a pouco, vão sendo quebrados e mais bem discutidos na sociedade – ainda bem! Um exemplo disso é a importância do assoalho pélvico.
Já te contaram que existem exercícios para fortalecer o assoalho pélvico? Pois é. A gente pode fazer esse fortalecimento diariamente, em qualquer lugar, sem ninguém perceber. E esses exercícios melhoram a nossa saúde e até melhoram o sexo.
Assoalho pélvico feminino
Mas vamos começar essa conversa entendendo o que é o assoalho pélvico e sua função. Essa é uma região composta por músculos e ligamentos, que são responsáveis pela sustentação e bom funcionamento dos órgãos pélvicos e abdominais, além da vagina e uretra.
A grande questão é que como é uma região composta por músculos, estes são suscetíveis ao enfraquecimento. E músculos fracos, você já sabe, não sustentam muita coisa. Então, um assoalho pélvico fraco, além de impactar a vida sexual, também pode fazer com que haja perda involuntária de urina
Como fortalecer o assoalho pélvico
Existem exercícios físicos bem simples, de contração e relaxamento do assoalho pélvico, que podem contribuir para uma musculatura mais forte e resistente, proporcionando mais bem-estar para a mulher no dia a dia.
Esses exercícios consistem em movimentos voluntários repetidos. Quando feitos regularmente, podem proporcionar o controle do comando contrátil (ajudando a evitar os escapes de urina) e ganho de força muscular (melhorando o sexo).
3 exercícios para fortalecer o assoalho pélvico
Aprenda três atividades simples, do chamado Exercício de Kegel, que podem ser feitas em casa (ou em qualquer lugar) para prevenir a incontinência urinária:
- Contração e relaxamento
Sentada, deitada ou em pé, faça o mesmo movimento que você faz quando sente necessidade de segurar o xixi. Para ajudar a coordenar esse movimento, no início, faça a contração enquanto inspira, e na expiração solte lentamente a musculatura. Comece fazendo cada série com cinco contrações e relaxamentos uma vez ao dia. Depois de pegar o jeito, aumente para dez repetições. E aí você pode aumentar para duas vezes ao dia.
- Gradual
Outro tipo de fortalecimento para o assoalho pélvico, para quem já se sente confortável com o primeiro exercício listado, é a contração da musculatura vaginal. Para facilitar, imagine que os músculos pélvicos estão subindo em direção ao abdômen. Em seguida, faça o movimento contrário, como se estivesse descendo do abdômen para a vagina, soltando aos poucos a musculatura. Repita quantas vezes achar necessário e se sentir confortável.
- Contração longa
Esse exercício pode ser feito em qualquer posição, inclusive quando você estiver no banheiro. Mantenha os músculos do assoalho pélvico contraídos por um tempo de 6 a 10 segundos, e repita de 8 a 12 vezes essa sequência. Faça três vezes ao dia, diariamente. Ele é praticamente igual ao primeiro exercício listado, mas aqui você segura a contração por mais tempo.
Mesmo que os exercício para fortalecer o assoalho pélvico sejam de grande ajuda para melhorar as relações sexuais e prevenir a incontinência urinária, é importante ressaltar que qualquer problema de saúde deve ser acompanhado do seu médico.
Como cada corpo é único, a indicação de um tratamento adequado e que atenda ao seu perfil só pode ser feita por quem conhece melhor a sua saúde. Esses exercícios são atividades complementares e servem como um auxílio na manutenção da sua saúde.