O que é climatério e como aliviar os sintomas
Você já deve ter notado que o climatério, a menopausa e seus efeitos são experiências que passaram a ser mais vivenciadas, mais comumente, nas últimas décadas. Sabe por quê?
Bom, a resposta é simples: estamos vivendo mais!
Em 1940, a expectativa de vida das mulheres era de 48 anos. Em 2019, a expectativa de vida feminina subiu para 80 anos, segundo o IBGE. Um salto gigantesco, e recente! Por isso ainda há um grande desconhecimento sobre o período que encerra a longa fase reprodutiva da mulher. E, nesse contexto, nem todo mundo conhece os nomes corretos de cada uma dessas fases. Por exemplo: você sabe o que é climatério?
Climatério
O climatério, explica o Ministério da Saúde, é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a não reprodutiva, que tem seu início com a menopausa (que é a última menstruação).
Portanto, embora muita gente ache que o período de redução das funções ovarianas, com a queda de produção de hormônios sexuais, seja a menopausa, na verdade, esse momento é uma etapa do climatério.
Sintomas do climatério
Ao entrar no climatério, a mulher pode sentir uma série de sintomas, que irão variar de intensidade em cada uma de nós. Inclusive, pode ser que você sequer sinta esses efeitos que vamos listar aqui:
- Ondas de calor;
- Tonturas;
- Palpitações;
- Suores noturnos que prejudicam o sono;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Secura ou coceira vaginal;
- Distúrbios menstruais;
- Diminuição da libido;
- Desconforto durante as relações sexuais;
- Diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza;
- Diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço;
- Aumento da porosidade dos ossos, tornando-os mais frágeis.
Pode ser que você sinta só alguns desses sintomas do climatério ou nenhum, com pouca ou muita intensidade. Isso porque cada corpo é único, então, a reação individual ao climatério também é única!
Ao perceber qualquer um desses sintomas ou outra alteração nessa etapa da vida, a recomendação é sempre procurar o seu ginecologista. O profissional da saúde pode te ajudar a amenizar esses efeitos e, com isso, tornar o climatério o mais tranquilo possível para você.
Idade do climatério
Embora não tenha uma idade exata para começar, o climatério pode ter início por volta dos 40 anos, e se estender até os 65. Podemos dividir o climatério, para efeitos didáticos, em três fases, cada uma com a sua própria duração. Vamos explicar melhor cada uma delas.
Fases do climatério
- Perimenopausa
Esse é o primeiro estágio. É quando se iniciam as mudanças endocrinológicas, biológicas e clínicas. Isso ocorre devido à queda gradual do hormônio estrogênio, o que faz com que comece a ocorrer irregularidades menstruais. Com uma queda mais intensa, passam a surgir os outros efeitos listados acima.
A perimenopausa tem duração média de 4 anos, mas como tudo relacionado ao corpo humano, em cada pessoa pode variar.
- Menopausa
É o estágio do climatério em que ocorre a cessação permanente da menstruação. A menopausa é reconhecida quando há 12 meses consecutivos de amenorreia (ausência de menstruação), sem qualquer outra causa.
É normal que a menopausa ocorra por volta dos 50 anos. Quando ela acontece mais cedo, há fatores que podem ser responsáveis por isso, como histórico familiar, tabagismo, histerectomia (remoção do útero) e tratamentos anteriores de câncer.
- Pós-menopausa
É o período que se inicia após a menopausa. Na pós-menopausa, os sintomas listados acima podem se intensificar e, inclusive, se manter até por uma década. É comum que surjam determinados problemas de saúde nessa fase, especialmente a osteoporose, devido à diminuição da densidade mineral e resistência óssea (consequência da deficiência de estrogênio).
Diante de tantas alterações hormonais, que causam efeitos físicos e emocionais para as mulheres, é essencial se atentar para os cuidados com a sua saúde. Essa atenção especial ao corpo e às emoções pode ajudar a encarar de uma forma mais fluida essa etapa da vida, que pode trazer uma série de sentimentos, como medo e ansiedade.
Manter hábitos saudáveis também podem ajudar a proporcionar uma melhor qualidade de vida nessa fase. As dicas são velhas conhecidas, mas acredite, realmente ajudam a passar por essa fase. Então, mantenha-se hidratada, pratique atividades físicas regulares, tome sol e mantenha uma alimentação saudável e balanceada.