Menopausa
A gente te conta como fica a sua vida pós-menopausa
11 Nov, 2024
Tire suas dúvidas e deixe de medo: a vida pós-menopausa pode ser melhor do que você imagina.
Perimenopausa, menopausa, climatério... são tantos termos e novas informações que ficamos até perdidas! Mas um fato é: não há como fugir da vida pós-menopausa. Não que você precise, pois apesar dos desafios, estamos falando de um momento de muitas oportunidades e descobertas.
E como levar uma vida pós-menopausa com tranquilidade? Quanto tempo dura a pós-menopausa? Vem com a gente saber tudo sobre o assunto, o que é e o que muda com a pós-menopausa, como lidar com essa fase e o que fazer para que o nosso corpo e mente estejam preparados para tudo isso.
Principais mudanças e desafios da vida pós-menopausa
O marco da menopausa na vida de uma mulher é muito individual, pois cada corpo reage de formas diferentes, seja nos sintomas, nas mudanças e nos desafios. Mas um fato é: todas nós passamos pela queda dos níveis hormonais, principalmente o estrogênio.
Mas já que são tantos termos, é impossível não se perguntar: “O que é pós-menopausa”. Basicamente, durante a menopausa muitas mulheres têm uma série de sintomas por causa da mudança hormonal. Eles podem ser tanto físicos, emocionais ou psicológicos e a dúvida que pode aparecer é justamente como fica a vida depois dessas mudanças.
Mas antes, dá uma olhada em possíveis desafios que podem aparecer por aí:
Mudanças no corpo
Provavelmente as mudanças no corpo são as mais perceptíveis na vida pós-menopausa de uma mulher. Isso porque muitos mecanismos dependem da produção de progesterona e estrogênio para funcionar plenamente. Com a queda, é comum perceber:
Diminuição da densidade óssea: ou seja, perda de massa óssea. Os nossos ossos não ficam tão fortes como antes, o que pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas;
Mudanças no metabolismo: o metabolismo tende a ficar mais lento, então é aquela famosa história: a queima da gordura corporal não é fácil e a disposição também não é a mesma;
Alterações na pele e nos cabelos: a pele pode ficar mais fina e tende a ficar mais seca, enquanto os cabelos podem ficar mais frágeis. Muitas mulheres relatam quebra e queda dos fios;
Redução da massa muscular: a perda de massa magra é comum, o que pode atrapalhar a força e o equilíbrio;
Secura vaginal: muitas mulheres enfrentam desconfortos relacionados à secura vaginal, atrapalhando a vida sexual.
Impactos na saúde mental e emocional
A forma como nos olhamos e nos sentimos também é afetada durante este processo. Além de impactar a saúde física, a queda hormonal também afeta outras áreas do corpo, como a saúde mental e emocional.
Não é à toa que muitas mulheres sofrem com a irritabilidade, alterações de humor, ansiedade e outros sintomas que dão mais dificuldade em resolver situações do dia a dia que antes poderiam ser consideradas tranquilas.
E, para além da mudança hormonal (que já é muita coisa), é um susto mesmo ver todas essas transformações. A sociedade tem uma percepção muito negativa do envelhecimento, e isso impacta diretamente a nossa autoestima.
Mas estamos falando de mais uma fase que vai chegar para todas, não tem como escapar. A melhor forma de lidar com isso é realmente reforçar os cuidados com a saúde emocional e sofrer o menos possível com essas mudanças.
Como ter um pós-menopausa saudável e com maior qualidade de vida
Desafios? Com certeza! É impossível? Claro que não! A vida pós-menopausa pode ser muito bem vivida, com saúde, qualidade e felicidade. É claro que o processo é muito individual, mas algumas atividades são uma virada de chave para ter mais saúde e se sentir bem durante essa fase. Olha só:
Exercícios físicos
Lembra que falamos da perda de massa muscular e óssea? São os exercícios que vão te ajudar a manter os níveis saudáveis no corpo. Musculação, natação, ioga, caminhada... tudo é válido para preservar a massa muscular e cuidar da parte física do nosso corpo, que tende a sofrer mais com possíveis quedas e fraturas.
E sem falar que praticar exercícios vai ajudar também na sua saúde mental, impactando diretamente a melhora do humor e a diminuição do estresse. Imagina que demais começar uma academia, criar um ciclo de amizades completamente novo e descobrir um lado seu que nem você conhecia?
Alimentação
Aliada dos exercícios físicos, uma alimentação balanceada, com uma dieta que seja rica em nutrientes é mais do que importante nesta fase. Desde alimentos para menopausa que são ricos em cálcio e vitamina D para manter a saúde óssea, como também as proteínas para ajudar na massa muscular.
E é claro, muitos alimentos você deve evitar, como o açúcar refinado, gorduras, ultraprocessados e outros que são pobres em nutrientes e ainda ajudam no ganho de peso.
Saúde mental
Cada uma trilha o seu caminho da maneira que se sente mais confortável, mas a fase de pós-menopausa pede uma boa saúde mental e emocional para enfrentar os desafios da vida. Seja em terapia, grupos de apoio, família, amigos e até mesmo técnicas de relaxamento, essas são só algumas formas de trabalhar o emocional e ter resultados positivos.
Não é porque você está no pós-menopausa, que precisa passar por isso sozinha, sabe? E outra coisa importante: não abra mão das suas realizações, daquilo que te dá prazer! Abrace os seus objetivos e faça o que gosta, não coloque restrições ou desculpas por conta da fase que está vivendo.
Acompanhamento médico
Superimportante seguir com os profissionais que você confia e monitorar a saúde óssea, hormonal e cardiovascular. Já que o pós-menopausa é como seu corpo vai funcionar dali em diante.
Muitos casos precisam de reposição hormonal principalmente para aliviar os sintomas, e só um médico pode te ajudar com isso.
Além disso, faça seus exames regularmente para acompanhar a saúde e prevenir possíveis doenças. E qualquer sintoma diferente, como sangramento pós-menopausa, que pode acontecer por causa de pólipos, por exemplo, avise seu médico.
Todas essas mudanças são significativas e afetam a vida de muitas mulheres, mas com os cuidados certos, a vida e os sintomas pós-menopausa podem sim ser tranquilos, saudáveis e recheados de realizações. A menopausa não precisa ser vista como o fim de algo, mas sim como o começo de uma etapa cheia de possibilidades e descobertas.