Menopausa

Laser íntimo pode te ajudar na menopausa; saiba tudo sobre o assunto

3 Dec, 2024
Paciente conversando com médica sobre resultados de exames.
Opção de tratamento para menopausa sem reposição hormonal, o laser vaginal ajuda a manter a lubrificação da região íntima. 
 
Quando a menopausa chega muitas mulheres sofrem com ressecamento genital, diminuição da lubrificação e até mesmo dor nas relações sexuais. Pois saiba que já existe um procedimento chamado laser íntimo capaz de resolver estes problemas e fazer com que você tenha uma vida melhor, com mais autoestima e bem-estar.  
 
Ficou interessada? Então, hoje vamos te contar o que é laser íntimo, como funciona e para quem é indicado! Ainda apontamos todos os benefícios da técnica para que você possa avaliar se faz sentido para a sua rotina e necessidades pessoais. Vem saber mais!   

O que é o laser íntimo?

 
O laser íntimo, também conhecido como laser vaginal, é um tratamento para menopausa sem reposição hormonal voltado para mulheres que estão nesta fase. O objetivo é manter a elasticidade e a lubrificação dos tecidos da região íntima.  
 
Como o ressecamento vaginal é algo natural nesta momento, o laser de CO2 (componente que promove a quebra da pele envelhecida ou cicatriz) pode ser indicado por um especialista para que a mulher reestabeleça suas atividades cotidianas sem sentir desconfortos, trazendo vantagens até mesmo em casos de incontinência urinária. 
 

Benefícios do laser íntimo para a menopausa

 
Se você está perto da menopausa - ou está perto desta fase - e quer recuperar a saúde da área íntima e voltar a ter uma boa autoestima sem ter que fazer reposição hormonal, apontamos os principais benefícios do laser íntimo!  
 

 1. Aumento da lubrificação vaginal

 
O laser íntimo é bastante indicado para aumentar a lubrificação da região íntima, consequência natural com o passar dos anos, sendo um dos principais sintomas da menopausa.  
 
É importante ressaltar que, ao contrário de outros sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor e suor excessivo, se não tratado, o ressecamento vaginal pode piorar com o passar dos anos. Por isso, o laser vaginal para menopausa pode ser uma boa opção!  
 

 2. Diminui a dor durante a relação sexual

 
Vamos combinar que é muito ruim sentir dor em um momento que deveria ser de prazer, certo? Pois é! Um dos sintomas da vaginite atrófica (que pode vir com a menopausa), é a dor nas relações sexuais e, sim, ela pode ser tratada com laser íntimo.  
 

3. Melhora a incontinência urinária

 
Por conta dos estímulos de colágeno na área íntima, o laser vaginal ajuda a melhorar a sustentação da bexiga, pois atua diretamente no fortalecimento do assoalho pélvico, músculo responsável por manter a continência urinária e fecal em funcionamento. Porém, é indicado apenas para casos leves a moderados. 
 

Como funciona o tratamento? 

 
O laser íntimo é feito para estimular a produção de colágeno na área íntima com a aplicação de ácido hialurônico e elastina, o que favorece a elasticidade dos tecidos que compõem a vagina.  
 
É semelhante ao procedimento de ultrassom transvaginal, em que é inserido um transdutor no canal vaginal e não é necessário anestesia. Tem duração em média, de 30 minutos, é indolor e pode ser realizado no próprio consultório médico.  
 
A recuperação é, em média, sete dias, quando a região já estará cicatrizada e a mulher poderá voltar a ter relações sexuais.  
 

Quem pode se beneficiar do laser íntimo?

 
A Febrasgo recomenda o laser íntimo para mulheres que apresentem problemas relacionados à atrofia da mucosa vaginal, que pode acometer mulheres em climatério e na pós-menopausa, em que ocorre o ressecamento vaginal.  
 
Se comparado ao tratamento para menopausa com reposição hormonal, que trata o problema com medicamentos (é preciso fazer o tratamento contínuo para a manutenção dos benefícios), o laser íntimo tem efeito de 24 meses e pede-se apenas uma sessão de manutenção aos 12 meses para garantir os resultados. 
 
Outra vantagem do laser vaginal para menopausa é que muitas mulheres não podem usar medicações por motivos diversos, entre eles câncer de mama, alergias, cólicas e até por não se adaptarem às prescrições médicas.  
 
De qualquer modo, antes de decidir pelo laser íntimo ou tratamento hormonal, é importante consultar um especialista de confiança para que avalie seu caso em particular e indique a melhor opção.  
 
Saiba quais autocuidados adotar na menopausa para reduzir a intensidade desses sintomas e a manter a saúde em dia. Afinal, é fundamental passar por essa transição de forma mais tranquila e leve!