Falta de desejo feminino
Vamos começar esse artigo com uma pergunta bem pessoal, mas que é para você responder para si mesma, sem qualquer julgamento: como anda a sua libido? Se você tem passado pela falta de desejo feminino e está no período do climatério, pode ter certeza de que a menopausa tem muito a ver com isso – e vamos explicar a razão.
Falta de desejo feminino na menopausa
Já nos primeiros anos do climatério há uma queda na produção dos hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio. Isso causa uma série de efeitos no corpo da mulher, que podem afetar a saúde física, mental e emocional.
E, como estamos falando de hormônios sexuais, naturalmente, a vida sexual e o desejo feminino também acabam sendo impactados diretamente.
É bem comum que a mulher que está vivenciando a menopausa sinta uma falta de desejo sexual e uma maior dificuldade em ficar excitada. Isso sem falar na secura vaginal, também característica dessa fase de mudanças hormonais, o que faz com que a relação sexual fique dolorosa muitas vezes.
Mas veja só: você não está sozinha, viu? Mais de um terço das mulheres na perimenopausa ou na pós-menopausa relatam ter dificuldades sexuais.
É importante ter em mente que a nossa libido está muito ligada à nossa mente e, nada mais esperado que, em um momento de tantas transformações, o sexo fique mesmo em segundo (ou terceiro, ou quarto...) plano.
Quais são os hormônios da menopausa
Embora os homens também sintam uma queda no desejo sexual à medida que envelhecem, as mulheres têm de duas a três vezes mais probabilidades de serem afetadas por esse declínio, especialmente a partir dos 40 e 50 anos.
Claro, isso não é uma regra, e não é incomum ver mulheres se redescobrindo sexualmente a partir da meia idade, quando voltam a assumir o protagonismo de suas vidas, após a criação dos filhos.
Mas, biologicamente falando, os hormônios tendem a impactar a resposta sexual, devido à baixa do estrogênio. O hormônio tem efeito direto no nosso orgasmo e, quando em baixa, pode atrasar o tempo de reação do clitóris e resultar em uma demora para alcançar o orgasmo ou nem mesmo conseguir chegar ao ápice.
Qual é o hormônio do desejo feminino
Quando falamos em desejo feminino, um outro hormônio entra em ação: a testosterona. Sim, aquele hormônio masculino!
O corpo feminino também produz esse hormônio, ainda que em menor quantidade. E é ele que atua na regulação da libido feminina. Quando em baixa, a consequência tende a ser a falta de desejo e pouca lubrificação.
Como melhorar a falta de desejo feminino
Em geral, metade das mulheres na faixa dos 50 anos continua a ter relações sexuais, e você pode estar no grupo das sexualmente ativas, se assim desejar.
Para isso, vale consultar o seu ginecologista para que ele analise se é preciso fazer uma terapia de reposição hormonal. Além disso, converse com o seu parceiro, explore mais o seu corpo (você costuma se masturbar?) e pratique atividades físicas.
A fase pós-menopausa pode ser muito mais prazerosa, mas é preciso se permitir sentir tudo o que ela pode oferecer!