Menacme: da menarca à menopausa
Nossa vida reprodutiva já está armazenada dentro de nós desde que chegamos ao mundo. Isso porque a mulher já nasce com sua reserva total de óvulos e, ao longo da vida, essa concentração vai reduzindo, até cessar por fim, na menopausa (que nada mais é do que a última menstruação).
E todo o período fértil da vida de uma mulher, do momento em que ela menstrua pela primeira vez, até a menopausa, recebe o nome de menacme.
Uma vez que essa reserva de óvulos envelhece, o que acontece quando nós vamos envelhecendo, esses óvulos vão reduzindo de qualidade. Por isso, a idade se torna o fator mais importante que afeta a fertilidade de uma mulher.
O que é menacme
Quando menstruamos pela primeira vez é que temos o primeiro contato com o nosso ciclo fértil. Você lembra como foi por aí?
Nessa fase da vida, a gente entra em uma nova etapa que nos acompanhará por grande parte da vida adulta. E, como adiantamos lá em cima, ela recebe o nome de menacme.
A menacme é uma etapa que pode durar dos 10 aos 50 anos de idade. Mas, claro, isso é só uma estimativa, considerando que cada pessoa menstrua em uma idade diferente, assim como cada uma chega à menopausa antes ou depois dos 50.
Fases reprodutivas da mulher
Cada vez mais pessoas estão adiando ter filhos, optando pela maternidade somente depois dos 30 ou 40 anos. Mas, como mencionado acima, à medida que a gente envelhece, o mesmo acontece com os nossos ovários e os óvulos que estão dentro deles.
Ao contrário das rugas que aparecem no rosto, a gente não pode ver ou sentir essas mudanças que acontecem nos óvulos, mas, sim, elas acontecem.
O pico da idade reprodutiva de uma mulher ocorre entre o final da adolescência e o final dos 20 anos. Aos 30 anos, nossa capacidade de engravidar, começa a diminuir. Aos 45 anos, a fertilidade diminuiu tanto que é pouco provável engravidar naturalmente. E é por isso, que muitas optam pela fertilização artificial.
Confira a seguir como funcionam as fases da vida reprodutiva feminina, quais são as características de cada uma delas e as chances de gravidez para cada período.
- Menarca
A primeira menstruação (menarca) marca o fim da infância e o início da puberdade. Embora não exista uma idade fixa para que ela aconteça, costuma ocorrer entre os 10 e os 15 anos.
Nos primeiros anos da puberdade é que começam as mudanças no corpo da menina, devido aos hormônios que estão em alta. Por isso, são perceptíveis estirão de crescimento, desenvolvimento das mamas, surgimento dos pelos pubianos e nas axilas, entre outros efeitos.
Na menacme, a gente passa a menstruar todos os meses. A menstruação é considerada normal quando dura de 3 a 8 dias.
Em relação à fertilidade, enquanto menstruamos, em teoria, temos condições de engravidar. Mas vale destacar que, no caso de casais saudáveis, é na faixa entre os 20 e os 30 anos onde há grande possibilidade de engravidar, algo em torno de 25% a 30% a cada ciclo menstrual.
Menacme e climatério
O climatério é uma fase dentro da menacme. É nesse momento que se dá início ao período de transição entre a vida fértil e a vida não reprodutiva da mulher.
- Climatério
Mais uma fase de mudanças intensas para a mulher, já que é aqui que se inicia a transição de período fértil para o não reprodutivo. O climatério , em geral, começa a partir dos 40 anos. O primeiro sinal é a irregularidade do ciclo menstrual, tanto em duração e constância, quanto no fluxo. É nessa fase que as ondas de calor e a irritabilidade podem surgir.
Também pode ser percebido um ganho de peso nessa fase - tudo isso, devido à queda na produção do hormônio estrogênio.
Sobre o tema da fertilidade, aos 40 anos, as chances de concepção caem para 5%.
- Perimenopausa
A perimenopausa é uma das subfases do climatério, ocorrendo de 2 a 3 anos antes da última menstruação. É aqui que a mulher começa a sentir os primeiros sintomas da pré-menopausa.
- Menopausa
Se por um lado, a menarca marca o início da vida reprodutiva da mulher, do outro temos a menopausa, encerrando as chances de engravidar naturalmente. Ela é a última menstruação da vida de uma mulher e é determinada depois de 12 meses da data do último sangramento.
- Pós-menopausa
É a fase em que a mulher entra após o registro da sua última menstruação. A pós-menopausa, geralmente, dura entre os 48 e os 65 anos. É uma etapa que exige muitos cuidados, uma vez que há maiores chances de a mulher desenvolver problemas de saúde, especialmente câncer de mama, osteoporose, doenças cardiovasculares, incontinência urinária e, até mesmo, depressão.
Pode ser necessário que se faça reposição hormonal nessa fase da vida, mas apenas um médico especialista poderá determinar isso.
O mais importante é que em todas as etapas da vida a mulher se coloque em primeiro lugar, cuidando da sua saúde física, mental e emocional. Portanto, não deixe de fazer consultas regulares com o ginecologista, além de praticar atividades físicas regulares e manter uma alimentação saudável.
Com esse combo de cuidados, você poderá experienciar uma vida ativa em qualquer idade.