Bem-Estar

6 dicas simples de como reduzir a ansiedade

10 Dec, 2024
Pessoa segurando as próprias mãos em um gesto de ansiedade.
Confira hábitos para reduzir a ansiedade que podem ser encaixados na rotina sem esforço 
 
Estamos vivendo na era do imediatismo e mesmo que não façamos parte da geração mais ansiosa, é bem comum notarmos sintomas da ansiedade. E aí, como reduzir a ansiedade é uma questão que ecoa na cabeça de muita gente. E será que a resposta é simples? Afinal, são muitas as demandas para gerenciar: filhos, trabalho, casa, círculo social, o corpo... e ainda tem a menopausa batendo na porta para intensificar tudo.  
 
Reduzir a ansiedade é uma construção de hábitos diários, assim como muita coisa nessa vida! Vamos falar sobre o tema? Entenda como a ansiedade e menopausa estão relacionadas, os principais sintomas e estratégias para lidar com a situação.  
 

O que é ansiedade

 
Falamos tanto de ansiedade, mas o que é isso de fato? Bom, é basicamente uma resposta natural do corpo ao estresse, mas, quando se torna crônica, vira um problema, porque atrapalha muito na qualidade vida.  
 
A ansiedade pode aparecer de várias formas, desde uma preocupação excessiva, nervosismo, insônia e até mesmo sintomas físicos, como palpitações e tensão muscular. E com esses sintomas se manifestando, o segredo está em encontrar formas de controlar a ansiedade e melhorar o seu bem-estar como um todo.  
 

A relação entre ansiedade e menopausa

 
Pensa comigo: quando um grande evento acontece na nossa vida, é normal ficarmos ansiosas. E com a chegada da menopausa, não poderia ser diferente. São muitas mudanças no nosso corpo, e com os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, diminuindo significativamente, é natural que a mente também seja impactada, não só o seu corpo.  
 
Com esse declínio hormonal, podem entrar em ação os sintomas da ansiedade, quando você pode se sentir preocupada e tensa durante essa fase, o que está relacionado a essas alterações hormonais que afetam o equilíbrio emocional. 
 

Principais sintomas da ansiedade na menopausa

 
Quando a ansiedade e a menopausa estão combinadas, é possível que você sinta sintomas físicos e emocionais. O importante é identificar a relação ou causa de determinado sintoma e procurar formas de como reduzir a ansiedade e amenizar a situação. Dá uma espiada em alguns deles:  
 

1. Escape de urina como sintoma

 
Os escapes de urina podem ser comuns na menopausa, mas o que a ansiedade tem a ver com isso? Na verdade, ela pode agravar a condição, já que nervosismo e o estresse podem aumentar os episódios, deixando essa fase um pouco mais complicada. 
 

2. Outros sintomas comuns

 
Para além dos escapes, pode ser que você também tenha outros sintomas: 
 
  • Irritabilidade e nervosismo constante; 
  • Palpitações ou sensação de aperto no peito; 
  • Dificuldade para respirar ou sensação de sufocamento; 
  • Tremores ou suor excessivo; 
  • Insônia e dificuldades para relaxar. 
 

Dicas práticas para controlar a ansiedade

 
Não existe cura para ansiedade, certo? Mas existem muitos mecanismos para gerenciar as crises, e para dar certo, o básico precisa ser bem-feito. Mas o que é o básico? É manter hábitos saudáveis em várias frentes da vida.  
 
Isso vai te ajudar não só com a ansiedade durante a menopausa, mas com a saúde mental e física do seu corpo. Essas são algumas dicas para colocar esses hábitos em prática:  
 

1. Técnicas de respiração

 
Uma boa estratégia para controlar a ansiedade do momento é trabalhar técnicas de respiração. Pode ser uma respiração profunda e consciente, mas também práticas como a respiração diafragmática, que ajuda a acalmar o sistema nervoso. Ao focar na respiração, você pode reduzir a tensão e melhorar o controle emocional. 
 
Teste a técnica 4-7-8: inspire por 4 segundos, segure o ar por 7 segundos e expire por 8 segundos. Repita o processo por três vezes.  
 

2. Atividade física regular

 
Não poderia ficar de fora, pois a prática de exercícios físicos libera endorfinas, que melhoram o humor e ajudam a combater a ansiedade. E vale de tudo, atividades como caminhadas, yoga e pilates são ótimas para aliviar o estresse e ainda melhorar a qualidade do sono. 
 

3. Alimentação equilibrada

 
Uma alimentação rica em nutrientes também está conectada com o bem-estar mental, sabia? Certos alimentos, como frutas, legumes, grãos integrais e alimentos ricos em ômega-3, podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o humor.  
 
E também é importante ficar de olho no que evitar. Está muito ansiosa? Prefira não consumir cafeína e açúcar em excesso, pois eles podem agravar os sintomas.  
 

4. Meditação

 
Práticas como a meditação são boas aliadas contra a ansiedade. Elas ajudam a trazer a mente para o momento presente, diminuindo a preocupação com o futuro e os pensamentos excessivos.  
 
Não precisa de muito, é só dedicar alguns minutos diários a essas práticas para ter um impacto positivo na saúde emocional
 

5. Cuide da sua rotina de sono

 
A ansiedade pode afetar o sono, e a falta de uma noite bem dormida pode piorar os sintomas de ansiedade. Então fique de olho nisso, tente manter uma rotina de sono regular, criando um ambiente tranquilo e relaxante antes de dormir.  
 

6. Mantenha uma rede de apoio social 

 
E é claro, o nosso círculo social também ajuda a combater a ansiedade. Conversar com amigas, familiares ou até mesmo um terapeuta é uma das dicas de como reduzir a ansiedade. Compartilhar experiências, receber conselhos e se sentir compreendida nos dá acolhimento e conforto.  
 
Sem falar que a falta de interação social pode intensificar o estresse, por isso, cultivar relacionamentos tem muita importância no nosso bem-estar.  
 
É fácil? Ninguém disse que seria, mas a ansiedade é mais comum do que a gente imagina entre as mulheres, principalmente na fase da menopausa. Então, como dissemos, o básico bem-feito já vai te fazer se sentir bem melhor. Temos certeza de que essas dicas vão te ajudar 😉